ADMINISTRAÇÃO
JOSÉ MIGUEL XAVIER
O resultado das eleições municipais de 15/11/1972 confirmou em Porto da Folha a vitória do Sr. José Miguel Xavier (Arena) para prefeito, tendo como vice Aroaldo Alves de Santana. Este pleito teve a participação de 04 candidatos, obtendo o vencedor 1.082 votos, seguido por José Alves Aragão com 747, Manoel de Souza Rito com 273 e Adilson Vieira de Aragão com 33 sufrágios.
Para a Câmara municipal foram eleitos os vereadores: Antônio de Loureiro Feitosa, Hamilton Alves Gouveia, João Batista da Silva, João Pereira Lima, José Bezerra Lima, José Canuto de Souza e Manoel Alves de Oliveira.
A administração José Miguel teve início em janeiro de 1973. Destacaram-se como obras principais da gestão: Conclusão e inauguração do GEM José Xavier de Melo (localizado no outeiro); construção do Clube Recreativo do Guarani; calçamento com paralelepípedo da Rua de Cima; eletrificação dos povoados Ilha do Ouro e Lagoa da Volta; calçamento da Rua do Sol; extensão da eletricidade até Lagoa Salgada; implantação da primeira rede de esgoto na Rua Nova; construção de uma barragem na Lagoa da Volta; implantação da primeira repetidora de TV no município; construção da estrada (trevo) ligando Lagoa da Volta à Lagoa do Rancho; restauração da antiga Rua das Sete Casas; construção da Praça Temístocles Pereira e recuperação da Praça Pedro Xavier de Melo. No decurso desta gestão foi inaugurada a agência do Banco do Brasil em Porto da Folha.
O período do mandato de José Miguel Xavier (1973-1977) compartilhou de duas gestões governamentais em Sergipe: etapa final de Paulo Barreto de Menezes (1971-1975) e inicial de José Rollemberg Leite (1975-1979) em seu segundo mandato de governador de Sergipe. Presidentes da República na ocasião: Emílio Garrastazu Médici (1969-1974) e Ernesto Geisel (1974-1979). Em 22/08/1976, morreu o ex-presidente Juscelino Kubitscheck em acidente de trânsito na rodovia Presidente Dutra, quando viaja de São Paulo para o Rio de Janeiro.
por Joaquim Santana Neto