Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

Seja Bem Vindo!

 

 Presidente Emílio Garrastazu Médici (1969-1974).Presidente Emílio Garrastazu Médici (1969-1974).

Presidente Ernesto Geisel (1974-1979)Presidente Ernesto Geisel (1974-1979)

 

Governador Paulo Barreto de MenezesGovernador Paulo Barreto de Menezes

 

Governador José Rollemberg LeiteGovernador José Rollemberg Leite

 

 

  

Três vereadores desta gestãoTrês vereadores desta gestão

 

O notável José Miguel Xavier

          José Miguel Xavier, natural de Porto da Folha, nascido aos 06/09/1930, filho de Pedro Xavier de Melo e Maria dos Santos Xavier. 

          Proveniente de família tradicional , de razoável poder aquisitivo, José Miguel viveu sua infância e adolescência na terra natal; (.....) maiores detalhes a respeito de sua escolaridade estão em apuração entre seus familiares em Porto da Folha.

          Antes de ingressar na política trabalhou nos Correios e Telégrafos, posteriormente atuou como Tabelião no Cartório de Registro Civil local. Nas eleições municipais de 1972, José Miguel concorreu ao cargo de prefeito e foi eleito com boa margem de votos a frente dos demais concorrentes.

        Apesar da parcial ausência de recursos no município, como executivo José Miguel foi considerado excelente administrador. A população de Porto da Folha agradece pelos bons serviços prestados por ele durante sua atuação no funcionalismo público. José Miguel Xavier foi também um amigo fiel dos conterrâneos nos momentos de necessidade. Pela magnitude de seus feitos, que contribuíram para o desenvolvimento de Porto da Folha, a comunidade portofolhense o qualifica como importante filho deste município.

          Após se aposentar e abandonar a política, passou a cuidar de sua fazenda, ocupando-se como pequeno pecuarista. José Miguel Xavier faleceu em 15/08/2009, 21 dias antes de completar 79 anos, deixando eterna saudade para teus familiares e contemporâneos.  

         

José Miguel XavierJosé Miguel Xavier

 ADMINISTRAÇÃO

JOSÉ MIGUEL XAVIER  

          O resultado das eleições municipais de 15/11/1972 confirmou em Porto da Folha a vitória do Sr. José Miguel Xavier (Arena) para prefeito, tendo como vice Aroaldo Alves de Santana. Este pleito teve a participação de 04 candidatos, obtendo o vencedor 1.082 votos, seguido por José Alves Aragão com 747, Manoel de Souza Rito com 273 e Adilson Vieira de Aragão com 33 sufrágios.

          Para a Câmara municipal foram eleitos os vereadores: Antônio de Loureiro Feitosa, Hamilton Alves Gouveia, João Batista da Silva, João Pereira Lima, José Bezerra Lima, José Canuto de Souza e Manoel Alves de Oliveira.

          A administração José Miguel teve início em janeiro de 1973. Destacaram-se como obras principais da gestão: Conclusão e inauguração do GEM José Xavier de Melo (localizado no outeiro); construção do Clube Recreativo do Guarani; calçamento com paralelepípedo da Rua de Cima; eletrificação dos povoados Ilha do Ouro e Lagoa da Volta; calçamento da Rua do Sol; extensão da eletricidade até Lagoa Salgada; implantação da primeira rede de esgoto na Rua Nova; construção de uma barragem na Lagoa da Volta; implantação da primeira repetidora de TV no município; construção da estrada (trevo) ligando Lagoa da Volta à Lagoa do Rancho; restauração da antiga Rua das Sete Casas; construção da Praça Temístocles Pereira e recuperação da Praça Pedro Xavier de Melo. No decurso desta gestão foi inaugurada a agência do Banco do Brasil em Porto da Folha.

          O período do mandato de José Miguel Xavier (1973-1977) compartilhou de duas gestões governamentais em Sergipe: etapa final de Paulo Barreto de Menezes (1971-1975) e inicial de José Rollemberg Leite (1975-1979) em seu segundo mandato de governador de Sergipe. Presidentes da República na ocasião: Emílio Garrastazu Médici (1969-1974) e Ernesto Geisel (1974-1979). Em 22/08/1976, morreu o ex-presidente Juscelino Kubitscheck em acidente de trânsito na rodovia Presidente Dutra, quando viaja de São Paulo para o Rio de Janeiro.         

      

por Joaquim Santana Neto