Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

Seja Bem Vindo!

 

Presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2003)Presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2003)

 

Governador Albano do Prado FrancoGovernador Albano do Prado Franco

 

Porto da FolhaPorto da Folha

 

Rua NovaRua Nova

 

Rua Pedro Alves da RochaRua Pedro Alves da Rocha

 

 

Vereadores desta gestãoVereadores desta gestão

 

 

 

Prefeitura MunicipalPrefeitura Municipal

 

 

 

 José Júlio Nunes de Santana Gomes José Júlio Nunes de Santana Gomes

 

 ADMINISTRAÇÃO

JOSÉ JÚLIO NUNES DE SANTANA GOMES

          O resultado das eleições municipais de quinta-feira 03/10/1996 confirmou em Porto da Folha a vitória do médico José Júlio Nunes de Santana Gomes para prefeito numa disputa que teve a participação de 06 candidatos. Dr. Júlio sagrou-se vencedor com 3.107 votos, seguido pelo Padre Isaías Carlos Nascimento Filho com 2.423, Marlene Monteiro Barbosa Feitosa com 1.888, Manoel Alves de Souza Neto com 1.710, ao passo que Pedro Campos Souza “Pedro Véio” ficou na quinta posição com 1.257 votos, deixando José Alves de Aragão na lanterna com 843 sufrágios.
          Neste pleito 14 vereadores garantiram vaga câmara municipal: Antônio de Freitas Dória (reeleito com 338 votos), Antônio Everton de Rezende (389), Cícero da Silva Valença (227), Eliezer Santana Neto (reeleito com 348), Gilson Pinto Vilela (245), Jones José de Santana (221), José Loureiro Feitosa (294), José Teixeira Vieira da Costa (reeleito com 340), Manoel de Souza Dória (reeleito com 280), Manoel Gomes de Freitas (273), Manoel Messias de Oliveira (reeleito com 265), Maria do Socorro Moreira Brasil (198), Roberto de Farias Rodrigues (295) e Solon Loureiro Feitosa (reeleito com 252 votos).


          A presente gestão transcorreu entre 1997 e 2000, periodicamente compartilhou de 02 mandatos governamentais de Albano Franco em Sergipe (1995-2003); Presidente da República nestes idos: Fernando Henrique Cardoso (1995-1999).
          Nesta administração do Dr. Júlio foram concluídas diversas obras, entre elas a construção do Fórum Municipal; reconstrução e ampliação da Praça Termístocles Pereira; reconstrução da Praça Maria Umberlinda de Sá; reconstrução da Praça Nossa Senhora de Lourdes; construção da praça no bairro Lagoa Salgada; calçamento, com paralelepípedos, do bairro Lagoa Salgada; Vila Nossa Senhora da Conceição; Rua Padre Artur Passos; Rua Maria Clara de S. Menezes; Rua Vicente Ferreira de Brito; Conjunto Antônio Pereira Feitosa e Vila São Vicente de Paula.
          Aconteceu também a construção do Calçadão Zé do Pio, construção da orla na Ilha do Ouro, reconstrução da Escola Municipal Tomaz Bermudes, reforma e ampliação do Mercado Municipal de Peixes, reforma e ampliação da Escola Municipal Manoel Rodrigues Velho; construção de 15 casas no Conjunto Vereador João Batista da Silva; construção de 22 casas no Conjunto Eliezer Santana; construção de vestiário e reforma do Estádio Caio Feitosa; construção da Creche Municipal Dona Zefinha; abertura da Rua da Banca do Peixe; abertura de ruas nos fundos da Rua de Cima; abertura de ruas nos fundos da Rua Nova; implantação de redes de esgoto em cerca de 60% da área da sede; implantação da coleta de lixo com veículo compactador; implantação da Biblioteca Municipal; implantação do Sistema de Informática na prefeitura; reconstrução da Avenida Tobias Barreto e da Avenida Getúlio Vargas; implantação do IPTU, ISS, ITBI e Alvará; implantação dos Agentes Jovens; implantação do Programa Social do Sopão, onde cada família passou a receber sopa e pão para quatro pessoas; implantação do Programa do Leite no município; implantação do Programa do Peixe na semana Santa; implantação do programa Natal sem fome e com presentes; implantação do Programa do Idoso e casa de repouso; implantação da obrigatoriedade do uso de uniformes nas escolas municipais; extensão da iluminação em várias ruas da cidade e povoados, e implantação do primeiro concurso público municipal com mais de 500 vagas.
          Ainda nesta gestão, considerada uma das mais evolutivas, ocorreu a reforma de todas as estradas vicinais do município. Nos povoados foram construídas e reformadas cerca de 30 escolas municipais; instalação de postos de saúde; construção da casa de farinha; construção da fábrica de beneficiamento de leite; implantação da coleta de lixo nos povoados; implantação de esgotos em alguns povoados; implantação de transporte escolar para alunos dos povoados e comunidades, bem como a construção de pontes em algumas localidades do interior.
Em 30/04/2000, Porto da Folha se enluta com a morte precoce do vereador Eliezer Santana Neto, 42 anos de idade, vítima de AVC em Aracaju.

 

Fonte: Joaquim Santana Neto/ Fernando Menezes.