Albino Tavares de Almeida Neto
ADMINISTRAÇÃO
ALBINO TAVARES DE ALMEIDA NETO
O resultado da eleição municipal de 07 de outubro de 2012 em Porto da Folha concedeu ao residente Dr. Albino Tavares de Almeida Neto o cargo de prefeito ao conquistar 9.772 votos, ultrapassando com folga o total de votos que obtiveram os demais candidatos. Dr. Albino passou a ser o recordista de sufrágios da história de Porto da Folha até o presente momento. Dentre os outros concorrentes, Dr. José Araújo Leite Filho foi o mais votado, conseguiu cerca de 4.500 votos, porém sua candidatura foi impugnada pelo STE sob a alegação de compra de voto. Os demais candidatos, Gilmar de Souza Xavier obteve apenas 656, e José Arnaldo Santana (Arnaldo do Laboratório) conseguiu somente 347 votos.
Para a Câmara Municipal foram eleitos 11 vereadores: Thiago Moreira de Santana (reeleito com 1.351 votos), Ricardo Alexandre Feitosa Aragão (reeleito com 1.177), José Ailton Alves (Ailton de Zé Doutor 1.122), Valdemar Alves Néo (Demar da Linda França - reeleito com 1.106), Maria do Carmo Lucena de Góis Azevedo (Carmem de Chico 1.072), Josenilton Feitosa de Matos (Nilton de Zé Boi - reeleito com 841), Manoel de Souza Dória Júnior (Júnior de Manezinho 691), José Francisco de Melo (Francisquinho 676), Solano Loureiro Feitosa (Cuíte - reeleito com 651), Tones Cruz Correia (Tony da Lagoa Redonda 627) e Anselmo Alves Rito com 622 votos.
A administração de Dr. Albino, tendo como vice-prefeito o pernambucano Francisco Barros de Azevedo (Chico do Minador), se deu entre janeiro d 2013 e janeiro de 2016. Nenhuma obra teve destaque na gestão a não ser a inauguração do prédio do INSS, praticamente construído na administração anterior. Segundo consta, Dr. Albino recebeu a prefeitura bastante endividada devido ao excesso de funcionários, visto que a folha de pagamento do funcionalismo se aproximava da arrecadação total do município. Na realidade o gestor não teve a mínima chance de concluir obras, este motivo o deixou entristecido e plenamente gestor Albino Tavares plenamente insatisfeito, além disto, insatisfeito; além do mais, ocorreram fatos lamentáveis na gestão da Presidenta Dilma Rousseff (2011-2016) a qual foi a primeira mulher a se tornar presidente do Brasil, sendo reeleita em 2014. Também neste período aconteceu a morte do governador Marcelo Déda Chagas dia 02/12/2013, alterando assim a governança de Sergipe, que foi entregue ao vice-governador Jackson Barreto (2013-2015). O período da Presidenta Dilma Rousseff foi nebuloso, sobretudo por conta dos erros cometidos na condução da economia. Dilma Rousseff continuou com as políticas sociais de Lula, porém quando o país não reagiu diante da crise econômica, Dilma perdeu a popularidade, sendo afastada por meio de um processo de impeachment, mesmo que tenha organizado a Copa do mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, a 2ª gestão de Dilma foi abalada pelo desemprego e corrupção, trazendo a lume a operação Lava Jato.
No final do mandato do prefeito Albino Tavares foi constatada a construção do prédio da agência bancária Bradesco em Porto da Folha.
Albino Tavares de Almeida Neto (excelente pessoa humana e conceituado médico), nasceu dia 26/05/1977 em Aracaju, o jovem médico teria vindo há anos atrás desempenhar sua atividade em Porto da Folha. Neste reduto conquistou a simpatia do povo por seus méritos na profissão. Como administrador municipal muitas vezes sentiu-se desolado por não ter a chance de concluir com êxito a desejada gestão. Consta que tentou abandonar o cargo antes do término, mas, a pedido da população, não o fez.
Fonte: Joaquim Santana Neto








