Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

Seja Bem Vindo!

 

Convento Sao Francisco de Assis - Campina Grande/PBConvento Sao Francisco de Assis - Campina Grande/PB

  

   

  

Padre ArturPadre Artur

 

 

 

Cônego João LimaCônego João Lima

 

Frei AngelinoFrei Angelino

 

Padre CiroPadre Ciro

 Frei PetrônioFrei Petrônio

 Frei Petrônio Cardoso

 

           José Cardoso é o nome de batismo de Frei Petrônio Cardoso, nascido em Porto da Folha aos 16/02/1925, filho de Francisco de Sá Cardoso e Maria Josefa Cardoso.

          Trajetória: em 1941 deixou a terra natal e ingressou na Escola Professor Gumercindo em Propriá. No ano seguinte, com o conterrâneo José Magno Leão Brasil, juntou-se ao seminarista franciscano Frei Angelino no Colégio Seráfico de Santo Antônio de Ipuarana, em Lagoa Seca/PB, vindo a concluir em 1946 o segundo grau, ingressando em seguida na Ordem de São Francisco passando a chamar-se Frei Petrônio Cardoso Ofm. Fez o noviciado nos conventos de Pesqueira e de Serinhaém/PE. A profissão simples foi realizada aos 08/12/1947 em Serinhaém e seguiu para Olinda a fim de estudar filosofia, posteriormente estudou teologia em Salvador/BA.

          A Ordenação Sacerdotal de Frei Petrônio foi concluída na cidade de Penedo/AL pelo bispo daquela diocese, Dom Felício da Cunha Vasconcelos em 21/12/1952. Na condição de “padre simples” fez o último ano de Teologia trabalhando em algumas capelas em Salvador. Em 1954 foi transferido para o convento de Itajuípe/BA e assume a primeira paróquia, a de Coaraci/BA, posteriormente foi para Salvador a fim de suprir uma lacuna. Em 1958 chega ao convento de Nossa Senhora do Rosário, em João Pessoa/PB e passa a trabalhar nas capelas da praia, prolongando-se nesta atividade até 1961quando foi transferido para o Convento de São Francisco, de Campina Grande/PB, permanecendo por sete anos nos cargos de Guardião do Convento e pároco da Paróquia de São Francisco. De 1967 a 1970 esteve no Convento de São Francisco de Olinda/PE na atividade de vigário da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima no bairro Novo; retorna a Campina Grande em 1970 sendo novamente guardião e pároco da Paróquia de São Francisco até 1976, quando é transferido para o Convento de São Francisco do Conde, onde passa a residir, trabalhando como vigário do Santuário Candeias (BA), permanecendo nesta atividade até 1982, entre 1982 e 1985 permanece em Campo Formoso/BA como Guardião do Convento, sendo transferido neste ano para o Convento do Recife/PE onde permanece até 1991sendo o guardião do convento e vigário da Paróquia de São Sebastião, sendo transferido neste ano para o antigo Convento de Nossa Senhora dos Anjos, de Penedo/AL, vindo a assumir a Paróquia de Igreja Nova. Em 1994, Frei Petrônio é nomeado novo Guardião deste Convento. Cumprido seu tempo em 2000, na cidade de Penedo, Frei Petrônio volta pela terceira vez para o Convento de Campina Grande/PB no cargo de Guardião, sendo vigário da Paróquia de São Francisco até 2006, e Capelão de São Judas Tadeu até 2007, assumindo a seguir a Paróquia de São Francisco. Por decisão do Capítulo de 2009, Frei Petrônio foi transferido para a Casa de Retiro de Salvador/BA, onde permanece.

          Em reconhecimento a dedicação de Frei Petrônio no desempenho de importantes funções religiosas, a comunidade portofolhense o reconhece como Notável cidadão. 

 

Obs.: A abreviada biografia foi transcrita do livro “Porto da Folha – Fragmentos da História e Esboços Biográficos, páginas 373, 374 e 375”, de Manoel Alves de Souza.