Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

Seja Bem Vindo!

Augusto Maynard GomesAugusto Maynard Gomes

Gov. Milton Pereira de AzevedoGov. Milton Pereira de Azevedo

Gov. Manoel Correa DantasGov. Manoel Correa Dantas

Museu Olímpio Campos - Aracaju/SEMuseu Olímpio Campos - Aracaju/SE

Antiga Câmara Municipal - Porto da Folha/SEAntiga Câmara Municipal - Porto da Folha/SE

Intendente Armando Mendes - Porto da Folha/SEIntendente Armando Mendes - Porto da Folha/SE

 

 

Pracinha brasileiro combatente na 2ª guerra mundialPracinha brasileiro combatente na 2ª guerra mundial

Pedro Alves da Rocha

Pracinha Brasileiro

 

          Pedro Alves da Rocha, natural de Porto da Folha, nascido aos 05/12/1922, filho de Francisco Alves da Rocha e Clara Maria da Rocha. Na condição de membro do Exército Brasileiro foi convocado e no dia 05/11/1943 se apresentou no Quartel do 28º BC em Aracaju, dois dias depois esteve recebendo em Salvador as primeiras instruções militares, a seguir foi deslocado para o Rio de Janeiro de onde seguiu de navio para a Itália no segundo grupo da FEB a fim de lutar na Segunda Guerra Mundial.

          Com a identificação 6G27599, conforme certificado expedido pelo Ministério da Guerra em 18/08/1945, o soldado Pedro Alves da Rocha serviu no Teatro de Operações da Itália no período de 23/XI/1944 a 12/XII/1945 incorporado ao 6º Regimento de Infantaria, tendo sido licenciado a Serviço Ativo no dia 18/08/1945 ingressando na Reserva do Exército nacional.

          Dentre as batalhas que participou o 6º Regimento de Infantaria teve vital importância na que levou FORNOVO à rendição em 28/04/1945, quando foram aprisionados dois generais alemães com uma divisão inteira. O 6º Regimento de Infantaria também foi vitorioso na batalha de Santa Maria Villiana em 04/03/1945; Castelnuovo – Soprasasso em 05/03/1945; Montebulfone – Montgello, Rocca, Coliccio e Fornovo, todas em abril/1945.

         Assim como este bravo Pracinha brasileiro, havia outros dois portofolhenses: Manoel Teodoro dos Santos, do povoado Mocambo, soldado do 6º Regimento de Infantaria com a identificação 1G305094 (conforme pesquisa de Bonifácio Alves da Rocha) e Luiz Rodrigues da Silva, também do 6º Regimento de Infantaria com a identificação 6G2113.

          Ao retornar à Porto da Folha, o combatente Pedro Alves da Rocha passa a ser, para os curiosos, o mais fiel informante dos detalhes da guerra. Diante do acolhimento dos conterrâneos, o bravo combatente recupera sua vida normal ocupando-se na agricultura e criação de bovinos em sua propriedade nas imediações do bairro Lagoa Salgada.

          Em reconhecimento a obrigação patriótica deste soldado, o seu nome foi dado a uma rua da sede portofolhense: Rua Ex-combatente Pedro Alves da Rocha. Tanto este quanto os demais combatentes portofolhenses, na Segunda Guerra Mundial, são considerados Notáveis cidadãos desta terra.

   

Resumo transcrito do Livro 'Porto da Folha - Fragmentos da História e Esboços Biográrficos' de Manoel Alves de Souza, por JSN.