Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

Seja Bem Vindo!

 

 

Sargento Flodoaldo SantanaSargento Flodoaldo Santana

  

  

 

Polícia Militar de SergipePolícia Militar de Sergipe

 

Quartel Central PMSE - AracajuQuartel Central PMSE - Aracaju

 

Cel. Hermeto e esposaCel. Hermeto e esposa

 

Capitão João SantanaCapitão João Santana

 

 

 

Ten.Cel. José Joaquim de SantanaTen.Cel. José Joaquim de Santana

José Joaquim de Santana

Ten.Cel PMSE

 

          José Joaquim de Santana, natural de Porto da Folha, nascido em 10/01/1919, filho de Joaquim José de Santana e dona Maria Josefa de Santana.

          Membro da numerosa família do Sr. Joaquim da esquina, José Santana viveu sua infância na terra natal. Em janeiro de 1938, com 19 anos de idade, ingressou na Polícia Militar de Sergipe como soldado. Cerca de três meses após ingresso foi promovido a cabo em enviado para o destacamento do povoado Mocambo, município de Porto da Folha; posteriormente transferido para o destacamento de Monte Alegre de Sergipe. No decorrer da década de 1940, José Santana foi promovido a 3º Sargento, ocasião em que assumiu o comando do destacamento de Canhoba, em sequência foi enviado para o destacamento de Malhador, estando no posto de 2º Sargento ocupou ali o cargo de delegado durante alguns anos. Em 1956, foi designado pelo Comando geral da PM para coordenar uma tropa de cerca de trinta policiais afim de reprimir as ações de alguns desordeiros que aterrorizavam o sertão sergipano, conseguindo excelente resultado nesta missão. Além do bom desempenho nos cargos de chefe de policiamento e delegado, José Santana também era respeitado como mestre de “tiro ao alvo” na PM/SE, fato que lhe auxiliou na conquista de algumas promoções. Num dado momento, o nobre sergipano Augusto do Prado Franco chegou a elogiar o referido militar por sua conduta na corporação.

          A partir de 1958, já no posto de 2º Tenente, José Santana foi Delegado Regional de algumas cidades, entre as quais: Porto da Folha, Monte Alegre, Malhador, Itaporanga d’Ajuda, Siriri, Canhoba e Pacatuba.

          Em 1968, estando no posto de 1º Tenente e com 30 anos de serviços efetivos prestados à PM/SE, passou para a reforma remunerada recebendo três promoções: Capitão, Major e Tenente-Coronel por força da “Lei de Praia”, por ter trabalhado na guarnição da costa sergipana durante a Segunda Guerra Mundial, por haver combatido o bandidismo e por antiguidade.

          Alguns anos depois de reformado, atuou como Delegado Regional na cidade de Siriri durante certo período. Posteriormente passou a morar no povoado Lagoa da Volta vindo depois a residir na terra natal onde faleceu aos 90 anos de idade dia 27/01/2009.

          Por sua dedicação no combate ao bandidismo no Estado de Sergipe e ainda por ser solidário com teus conterrâneos, o Tenente-Coronel José Joaquim de Santana é considerado impoluto cidadão portofolhense. 

Biografia parcialmente transcrita do livro “Porto da Folha – Fragmentos da História e Esboços Biográficos, páginas 299 e 300, de Manoel Alves de Souza", acrescida de detalhes fornecidos pela família do biografado.