Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

Seja Bem Vindo!

 

 

Convento Soa Francisco de Assis - Salvador/BAConvento Soa Francisco de Assis - Salvador/BA

 

          Ao retornar ao Brasil, Frei Honório foi designado Professor de Teologia Dogmática no Curso de Teologia, no Convento São Francisco em Salvador/BA, para os clérigos franciscanos.  Depois passou a ministrar a disciplina, simultaneamente, no Instituto de Teologia da Universidade Católica da Bahia, do qual foi um dos fundadores e vice-diretor por várias vezes. Sua importância como ministrador de aulas ficou registrada no Convento de Salvador e também na Universidade Católica da Bahia. Como professor foi bastante exigente, mas também muito compreensivo e estimulador de seus alunos.

          Frei Honório ainda deixou uma vasta obra escrita, principalmente em forma de artigos publicados em revistas especializadas no Brasil e na Europa. Pelo conjunto de sua obra, foi considerado por alguns o maior teólogo do Brasil. Além do magistério superior, de sua produção intelectual e de suas atividades sacerdotais, Frei Honório, embora humilde e tímido, teve uma destacada trajetória na Ordem Franciscana da Província de Santo Antônio, que engloba a maior parte dos estados do Nordeste do Brasil e uma pequena parte da Alemanha. A importância de Frei Honório noutros setores também ficou registrada.

          Frei Honório não gozava de boa saúde, ainda jovem foi atacado por uma tuberculose pulmonar que se expandiu e, posteriormente, foi diagnosticado portador de um câncer no estômago. Em 04/10/1999 veio a falecer na Casa do Retiro de São Francisco em Salvador/BA.

Obs.: Texto extraído do livro “Porto da Folha – Fragmentos da História e Esboços Biográficos”, págs. 221 a 225; de Manoel Alves de Souza. Maiores detalhes a respeito deste ilustríssimo portofolhense estão na citada obra.

 

 

Frei AngelinoFrei Angelino

 

Frei Dorotheu de LoretoFrei Dorotheu de Loreto


 

 

 

Frei HonoratoFrei Honorato

 

 

Honório Rito de Leão Brasil

(Frei Honório, OFM)

  

          Antônio Rito Brasil nasceu em Porto da Folha dia 02/08/1926, filho de Antônio Rito de Melo e dona Maria da Conceição de Jesus.

          Em sua infância na terra natal estudou com a professora Donana, posteriormente com a professora Raquel. A princípio gostava de frequentar salões de dança, ao passo que também tocava violino e órgão na igreja matriz. Através do demorado convencimento do pai (homem muito benquisto em Porto da Folha) seguiu para o Seminário de Ipuarana, em Lagoa Seca/PB, com os seminaristas José Pereira Feitosa (Frei Angelino), José Cardoso (Frei Petrônio) e José Magno, o seu único irmão, que saiu do seminário ao final do 2º grau tornando-se alto funcionário do Banco do Brasil.

          No Seminário lhe foi administrado o Curso Intensivo por terem observado nele alto grau de inteligência, assim, em três anos ele cumpriu satisfatoriamente os currículos do 1º e do 2º graus, concluindo esses estudos em 1946, e iniciando neste mesmo ano o Noviciado no Convento de Pesqueira/PE, passando a chamar-se Frei Honório Rito de Leão Brasil, (Ofm).

          Em 1948 iniciou os estudos de Filosofia, no antigo Convento de São Francisco de Olinda/PE. A profissão solene ocorreu dia 08/12/1950 no Convento de São Francisco de Salvador/BA, onde realizou o curso de Teologia, concluindo-o em 1953, no entanto, ao concluir o penúltimo ano do curso de Teologia, Frei Honório foi ordenado em 21/12/1952, aos 26 anos de idade, no Convento Nossa Senhora dos Anjos, de Penedo/AL.

          Concluídos os estudos superiores e já ordenado Sacerdote, foi enviado para dar aulas no Seminário de Ipuarana, mas não demorou nesta atividade. Em 1956, a Província o encaminhou para Europa, a fim de fazer pós-graduação (Mestrado e Doutorado em Teologia) no Pontifício Ateneu Antoniano de Roma. Concluídos estes estudos, defendeu a tese de Doutorado em Teologia, na Alemanha, no dia 27/11/1962, obtendo a nota 9,5, com a menção “Summa cum laude”, tendo sido confirmado Doutor em Teologia no dia 12/09/1963.