Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

Seja Bem Vindo!

 

 

Gov. José Rollemberg LeiteGov. José Rollemberg Leite

 

 

Gov. Luiz GarciaGov. Luiz Garcia

 

 

Gov. Leandro MacielGov. Leandro Maciel

 

        

 

  

Museu da PMSEMuseu da PMSE

  

Quartel Central PMSEQuartel Central PMSE

  

Pedrão, Helio Silva, Flodoaldo e outrosPedrão, Helio Silva, Flodoaldo e outros

 Francisco Xavier de ArgoloFrancisco Xavier de Argolo

Francisco Xavier de Argolo

Coronel PMSE  

          Francisco Xavier de Argolo, natural de Porto da Folha, nasceu no dia 24/01/1928, filho de Luiz Francisco de Argolo e dona Maria Francisca de Argolo.

          Em 1946, aos 18 anos de idade, ingressou na PM/SE. Dois anos depois foi promovido a cabo, e em 1950 foi promovido a 3º sargento, iniciando a seguir, com 15 colegas, o curso preparatório, equivalente ao antigo curso ginasial, pré-requisito para o curso de formação de oficiais. Sua declaração de Aspirante a Oficial se deu em 1953, e em 1955 recebeu a promoção de 2º Tenente; um ano depois foi promovido a 1º Tenente. Em 1958 foi promovido a Capitão, em 1961 promovido a Major, e em 05/11/1962 promovido a Tenente-Coronel. Em 07/03/1969, aos 41 anos de idade, veio a alcançar com méritos a patente de Coronel.

          Durante sua estadia na Polícia Militar de Sergipe, o Coronel Argolo exerceu diversos cargos, entre os quais: Assistente Militar da Secretaria de Segurança Pública; Encarregado do Policiamento da Capital e do Interior;  Subcomandante e Chefe do Estado Maior da PM; instrutor de Cursos (CFO e CAO); Presidente da Caixa Beneficente da PM; Chefe do Gabinete Militar do Governo; Delegado Especial da Secretaria de Segurança Pública.

          O Coronel Francisco Xavier de Argolo passou para a reserva remunerada em 1979; viveu a maior parte de sua vida em Aracaju onde faleceu aos 82 anos de idade dia 02/08/2010 (falência múltipla de órgãos), sendo sepultado dia seguinte com honras militares.

          Em retribuição aos bons serviços prestados a Segurança Pública de Sergipe, o Coronel Argolo é considerado Notável cidadão portofolhense. 

 

 

 Fonte: Fragmentos da História e Esboços biográficos, páginas 186 e 187” de Manoel Alves de Souza.