Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

Seja Bem Vindo!

Eufrásio Moreira FeitosaEufrásio Moreira Feitosa

Eufrásio Moreira Feitosa

(Escritor e Pesquisador Histórico)

         

          Eufrásio Moreira Feitosa nasceu em Porto da Folha dia 11 de novembro de 1926, filho de Pedro Alves Feitosa e dona Maria Joaquina Feitosa.

          Proveniente de família humilde, Eufrásio dedicou grande parte de sua vida ajudando ao pai na lida do campo. A fazenda São Félix foi citada como principal ambiente de trabalho na sua juventude, e por esta razão, segundo ele, teve pouca chance de frequentar escola, mas com sacrifício conseguiu romper o analfabetismo e se tornar admirador da literatura e do saber. Eufrásio passou pela mesma crise que passaram outros homens do campo naquela época, no entanto sua inteligência e dedicação fizeram dele um profundo conhecedor da evolução familiar no município de Porto da Folha. Vale a pena conhecer sua obra “História e Memórias - Porto da Folha e sua Gente”; um trabalho relevante para quem procura conhecer a origem familiar de pessoas  importantes que viveram neste município.

          Sua fiel abordagem o coloca em primeiro lugar em termos de conhecimento das sucessivas gerações a partir do meado do século XIX. Assim, a suposta pouca formação foi satisfatoriamente superada pela boa memória e autenticidade em tudo que descreveu a respeito dos meus e de outros antepassados em Porto da Folha.

          O belíssimo trabalho de Eufrásio é avaliado como importante para os portofolhenses. Em retribuição ao gigantesco empenho, dedicado ao estudo das famílias, grande número de pessoas de Porto da Folha o qualifica como importante filho desta terra.

          O citado escritor residia em Aracaju, onde veio a falecer recentemente. 

Fonte: Joaquim Santana Neto, com base nas informações contidas no livro do biografado

 

João TistinhaJoão Tistinha

 

João Batista da Silva

(Notável Vereador)

 

          João Batista da Silva (João Tistinha) nasceu em Porto da Folha aos 09/06/1924, filho do Sr. Ildefoncio José Rodrigues e Alexandrina Gonçalves Lima.

          Observado como homem de pouca cultura, mas de grande talento na resolução de problemas envolvendo pessoas carentes de sua época. João Tistinha, nome por que era conhecido na região, representou por várias gestões, na câmara municipal, os residentes da Rua de Cima, que os tinha como principal líder político. Sua atuação na câmara de vereadores teve início em 1963 (gestão do prefeito Pedro Xavier de Melo), quando se elegeu vereador em outubro/1962, conquistando quase a totalidade de votos dos moradores da Rua de Cima. A partir deste ponto passou a se destacar como líder daquele povo. Nas eleições seguintes, de 1967, 1970 e 1972, João Tistinha foi reeleito entre os mais votados.

          João Batista da Silva faleceu na terra natal aos 69 anos dia 30/11/1993, cujo sepultamento se deu no mesmo dia.

Obs.: Maiores detalhes a respeito de João Tistinha estão sendo apurados junto aos familiares em Porto da Folha.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Informações colhidas em Porto da Folha, por Joaquim Santana Neto. Edição 2018.

 

 
 
Dr DjalmaDr Djalma

Djalma Feitosa Franco

(Médico Cirúrgico)

           Djalma Feitosa Franco nasceu em Porto da Folha aos 07/08/1902, filho de João Alves Feitosa Franco e dona Maria dos Santos Bezerra Franco.

          “A infância e adolescência de Djalma Franco foram vivenciadas na terra natal, posteriormente Aracaju para dar continuidade aos estudos no Colégio do Dr. Evangelino Faro (regime interno), vindo a ingressar a seguir na Faculdade de Medicina da Bahia, conquistando nesta unidade o grau de “Doutor em Ciências Médicas Cirúrgicas”. Ao retornar à Sergipe, instalou consultório de clínica geral e pediatria na cidade de Lagarto. Em 1933 mudou-se para a capital sergipana e passou a trabalhar como clínico geral e anestesia no Hospital Cirurgia, sendo ali considerado um dos pioneiros da anestesia venosa em Sergipe, ele e o Dr. Lauro Dantas hora eram os mais habilitados anestesistas do estado naquele momento. A partir deste ponto, Dr. Djalma Franco, reconhecido como importante médico, atuou em outros consultórios na capital sergipana, chegando, inclusive, a assumir o cargo de inspetor de Higiene Infantil e Assistência Escolar da Casa da Criança, e em 1964 foi designado Presidente da Junta Médica da 19ª Delegacia Regional Administrativa (SE) do Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Ferroviários e Empregados em Serviços Públicos. Dr. Djalma se aposentou em 1962 do cargo de Médico Sanitarista do Estado; em 1967 aposentou-se do cargo de médico da LBA, e em 1972 do cargo de Médico do INSS”.

          Considerado um dos grandes médicos de Sergipe, Dr. Djalma Franco comprovou também sua importância no que se refere aos notáveis filhos de Porto da Folha. Faleceu aos 85 anos no dia 16/04/1988 em Aracaju.  

Resumo transcrito do livro 'Porto da Folha – Fragmentos da História e Esboços Biográficos' páginas 127, 128 e 129, de Manoel Alves de Souza.