Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

Seja Bem Vindo!

         

 

 

 

 

 

  

  

Desfile militar em Porto da FolhaDesfile militar em Porto da Folha

  

 

 

  

 

João Alves da Silva

Ten.Cel.PMSE

 

          João Alves da Silva, filho do Sr. Luiz José Rodrigues e Maria dos Santos (mais conhecida por dona Maria Bico). Nasceu em 26/06/1907 e faleceu em 05/05/1971, aos 66 anos de idade, em Aracaju.

          Mais conhecido na terra natal pelo apelido de “João Bico”, era irmão de Norberto, Joaquim Bico (pai do sargento Hercílio Bico), e de dona Ana (mãe de Maria das Dores “Dodô”, Abigail, Edite, Dárcio e José “de Ana”).

          Foi incluído na Polícia Militar em 04/06/1936, no governo Eronides Ferreira de Carvalho, e passou para a reserva remunerada em 1966, no governo de Sebastião Celso de Carvalho.

          Na sua ficha não foram anotadas todas as suas promoções. Constam, apenas, que foi promovido a 2º Sargento em 1955; e a 1º Sargento em 1957; e que passou para a reserva, compulsoriamente, na data supra (06/06/1966), no posto de Tenente-Coronel.

          Trabalhou nos municípios de Salgado, Capela, Propriá, Canindé de São Francisco, Japoatã, Riachuelo e Aracaju. Teve vários parentes na Polícia Militar: os cabos Cícero e Virgínio (filhos do saudoso José Vicente da Silva “Zé de Ana”); Nilton José dos Santos, irmão dos referidos cabos,é Capitão reformado; Messias, filho do sobrinho Dárcio, é 2º Tenente reformado; e José Pereira Dantas (José de Simeão), esposo de sua sobrinha Abigail, entrou na Polícia no tempo das volantes, reformou-se no posto de cabo.

          Pelo relevante serviço prestado a Segurança Pública de Sergipe, o Cel. João Alves é considerado Notável cidadão portofolhense.

 

 

 

Biografia abreviada por Joaquim Santana Neto com base nas informações contidas no livro “Porto da Folha – Fragmentos da História e Esboços Biográficos, pg. 235” , de Manoel Alves de Souza. Maiores detalhes a respeito do biografado estão no citado livro.