Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

Seja Bem Vindo!

 

 

 

 

  

 

Gov. Albano FrancoGov. Albano Franco

 

Gov. Antônio Carlos ValadaresGov. Antônio Carlos Valadares

 

MM Sérgio LucasMM Sérgio Lucas

 

 

Coronel André LucasCoronel André Lucas

André Lucas

(Coronel PM/SE)

           André Lucas nasceu na cidade de Porto da Folha, em 08/10/1935, filho do Sr. Antônio Pedro Lucas e dona Maria José da Silva Lucas.

          Por falta de opções na terra natal, ingressou na Polícia Militar em 1958, na gestão do governador Leandro Maciel; promovido a cabo em 1959, a terceiro sargento em 1961 e, a seguir, iniciou o curso de Formação de Oficiais, sendo qualificado como Aspirante a Oficial em 1965; promovido a 2º Tenente em 1966, e a 1º Tenente em 1969. André Lucas foi promovido a Capitão em 1978, e a Major em 1982; posteriormente,em 1985 promovido a Tenente Coronel, vindo a conquistar a patente de Coronel em 1988.

          Durante sua estadia na PM/SE exerceu várias funções, entre elas, comandante do destacamento de Capela; quando no posto de Capitão esteve a frente do comando de diversas companhias; quando Major chefiou várias unidades do Estado Maior da PM; no posto de Tenente Coronel, por ser mais antigo na época, foi nomeado Chefe do Estado Maior e Subcomandante da PM, posteriormente assumiu o posto de Comandante de Policiamento do interior e da Capital, e por último: Chefe de Segurança do Governador do Estado.

          Dentre a vida militar, poder ser enumeradas várias funções civis exercidas pelo Coronel André Lucas: Inspetor de Ordem Política e Social do Estado de Sergipe; Delegado Regional de Polícia de Estância e Itabaiana, por três vezes; de Lagarto, Propriá e Capela por duas vezes; e uma vez em Maroim, Itabaianinha, Riachuelo, Laranjeiras e Barra dos Coqueiros; também foi Delegado da Capital em três delegacias, e Superintendente da Polícia Civil em determinada ocasião.

          Meio ao exercício de alguns cargos, André Lucas formou-se técnico em contabilidade pela Escola Técnica de Comércio de Sergipe e estudou Ciências Contábeis na Universidade Tiradentes, não chegando a concluir este curso.

          O Coronel André Lucas passou para a reserva remunerada, a pedido, em 1993, concluindo assim sua importante missão na vida pública. Em louvor ao esforço, dedicação e conquistas deste bravo guerreiro, A população de Porto da Folha confere a André Lucas o título de Filho Ilustre desta terra.  

 

OBS.: O texto em referência foi parcialmente transcrito do livro ‘Porto da Folha – Fragmentos da História e Esboços Biográficos’ de Manoel Alves de Souza; por Joaquim Santana Neto.