Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

Seja Bem Vindo!

Palácio do Governo SergipePalácio do Governo Sergipe

Palácio do Governo SergipePalácio do Governo Sergipe

 

Gov. Lourival BaptistaGov. Lourival Baptista

 

Gov. José Rollemberg LeiteGov. José Rollemberg Leite

 

Gov. Augusto FrancoGov. Augusto Franco

   

Gov. João Alves FilhoGov. João Alves Filho

 

 

 

Tenente-Coronel AdemárioTenente-Coronel Ademário

Ademário Rodrigues do Nascimento

(Tenente-coronel da PM/SE)  

          Ademário Rodrigues do Nascimento, natural de Porto da Folha/SE, nasceu dia 26/09/1932, filho de Domingos Manoel do Nascimento e Jurandir do Nascimento. 

          Aos 18 anos de idade migrou para São Paulo em busca de emprego, mas não se adaptou ao clima paulistano; retornou à Sergipe onde ingressou na Polícia Militar. Pouco depois Ademário foi reconhecido pelos conterrâneos como homem benevolente e prestativo. Quando alguém de Porto da Folha precisava de ajuda para resolver problema na capital contava sempre com ele, que não se recusava em ajudar nos momentos de necessidade. Ademário sempre esteve à disposição dos conterrâneos a qualquer momento; por este valioso comportamento também foi visto pelos colegas de farda como homem de caráter exemplar. Sua pontualidade e disciplina fizeram com que fosse também estimado por seus superiores, a ponto de casar-se adiante com a filha de um oficial, cujo matrimônio, com dona Enildes Rodrigues, aconteceu na cidade de Propriá. 

          Na capital sergipana Ademário passou a maior parte de sua vida cumprindo obrigações na PM/SE, tendo na carreira militar plausível reconhecimento ao alcançar, por mérito, o posto de Tenente Coronel, e assumir em 1982 o cargo de subchefe do Gabinete Militar do Estado.

          Ali no Palácio Olímpio Campos passou a maior parte de sua estadia na corporação, desempenhando com dignidade sua função na segurança de vários governadores. Através da conduta exemplar, Ademário conquistou o apreço de pessoas importantes, como o governador José Rollemberg Leite, Lourival Baptista, Augusto Franco e outros.

          Segundo constatação, Ademário praticou suicídio com arma de fogo em sua residência dia 17/11/1983 minutos antes de seguir para o posto de trabalho no Palácio do Governo.        

          Meio à fase de tristeza dos familiares, colegas de farda e conterrâneos, consternados, sobretudo por não compreenderem o real motivo da infeliz decisão dele abreviar a própria vida, o Palácio do Governo divulgou em 18/11 a seguinte nota:  

GOVERNO DE SERGIPE

GABINETE DO GOVERNADOR 

          O Governo do Estado de Sergipe, com pesar, comunica o falecimento do Tenente Coronel Ademário Rodrigues do Nascimento, subchefe do Gabinete Militar, e convida para o seu sepultamento hoje às 9:00h no cemitério São Benedito. Saindo o féretro de sua residência à Rua Ribeirópolis 583.

          Ademário foi sepultado em Aracaju com honras militares. Posteriormente, em sua homenagem, seu nome foi dado a uma Rua no bairro de São Conrado na cidade de Aracaju/SE: Rua Capitão Ademário Rodrigues do Nascimento, CEP 49.042-070.

          Apesar do lamentável fato, os habitantes de Porto da Folha o tem como notável filho desta terra.   

 

Fonte: JSN