PORTO DA FOLHA
A estrela do sertão sergipano
HOME
PORTO DA FOLHA
POLÍTICA LOCAL
ILUSTRES
NOTÍCIAS LOCAIS
ESPORTES
GALERIA
ASTROS
GASTRONOMIA
ARQUIVO
NOTÍCIAS LOCAIS
 

 
NOTÍCIAS DE PORTO DA FOLHA E REGIÃO
 

 





Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Porto da Folha faz homenagem a Paulo Gustavo.
►VEJA AQUI ....




Já se acha em circulação o Jornal FOLHA DO PORTO, algo que vem de encontro ao anseio de nossa comunidade.
 



COMUNICADO


A comunidade do povoado Niterói, um dos mais lindos recantos à beira do Rio São Francisco, no município de Porto da Folha, recebeu na última quarta-feira dia 02/04 uma equipe de reportagem da Rede Globo, com o apoio da Prefeitura Municipal, a equipe gravou um documentário que divulgará A DANÇA DO COCO, dança que embala tantos festejos da nossa gente, inclusive, alegrava os vários bailes patrocinados por Lampião, Maria Bonita e seu bando de cangaceiros, nas vezes que se arranchavam nos arredores da terra dos buraqueiros. A história e a cultura do povo portofolhense, não deixarão de ser resgatados pelo grande Dr. Albino, porque um povo inteligente não deixa morrer suas tradições.

Fonte: Pessoa não identificada escreveu no mural "O Buraqueiro"
em 04/04/2014


CABO DA PM É AMEAÇADO DE MORTE EM PORTO DA FOLH
A
Ver mais ...

PESCADOR ENCONTRA CORPO DE JOVEM DESAPARECIDO EM ILHA DO OURO
Na madrugada desta sexta-feira, 17, um pescador encontrou o corpo do jovem Robson Alves de Sá, 18, que desapareceu no dia 1º deste mês depois de mergulhar no rio São Francisco, na Ilha do Ouro, em Porto da Folha, distante 190 km de Aracaju. Leia matéria completa ►



O Sertão de Sergipe, nos municípios de Porto da Folha e Monte Alegre, vivenciam um momento de verde em suas paisagens, neste início de 2014. Com a região rica em vegetação por conta da chuva acima da média, os agricultores e pecuaristas comemoram os bons resultados na economia....
LEIA MAIS ►


► noticiasdacidade.org/noticias/porto-da-folha-se

FIM DA FICADA... Rebanho bovino foi sacrificado ao entrar em Sergipe ilegalmente...

► Homem é morto com requinte de crueldade no povoado Ilha do Ouro.....

► PC destrincha homicídio de advogado em Porto da Folha...


 
 
HOMENAGEM A PORTO DA FOLHA
TERRAS DE BURAQUEIROS,
Por Josafá Neto em 19 02 2014.
As subidas e descidas cortando serras estão à vista nos quatro pontos cardeais. Não há outro caminho. É o único até a Terra dos Buraqueiros. Em meio a sensação de imensidão no topo da paisagem acidentada, o seco da vegetação de caatinga se confunde com a calmaria de um rio, o São Francisco. Caminhando pelas curvadas e estreitas ruas, um povo que apresenta traços de uma miscigenação. Índios, mocambos, portugueses e holandeses se misturam em cada rosto. O contraste entre os mais de dez mil moradores da zona urbana e a chegada da urbanização está nas ruas do centro. Carros, motos, bicicletas, carroças e pessoas tentam dividir o mesmo espaço.
 
No vocabulário dos sertanejos, uma palavra aparece em comum ao ponto de ser considerada um gentílico. Um deles estufa o peito e canta que "o Buraqueiro é de encher e meiar." Antônio Carlos Du Aracaju encontrou na música a referência na hora de retratar as riquezas culturais de Porto da Folha, emancipada politicamente em meados da metade do século XIX. Cercado por serras, a impressão do compositor é de está em um buraco. O artista retira o chapéu de couro da cabeça e confessa que o bairrismo do Buraqueiro imerge diante a sua hospitalidade.

Beirando as margens do Velho Chico, a sobrevivência dos muros de pedras indica a presença dos índios Xocós. A demarcação da fazenda Curral do Buraco desapareceu ao longo dos séculos, mas a colonização holandesa deixou rastro na intensa criação de gado. O tanger do rebanho revela a intimidade de um vaqueiro com a lida; o que desperta as lágrimas nos 72 anos de Antônio de Chico. Há 45 anos, Chico decidiu reunir os vaqueiros da redondeza, mas sem imaginar que a pega de boi no mato nas horas de folga resistiria as mutações culturais. A cada mês de setembro, o Vaqueiro não abre de mão de montar à cavalo em meio aos mais de quinhentos e desfilar pela cidade revestido com as vestes de couro. Para Chico, isso também é ser Buraqueiro.

 
 


ASSINATURA DE ORDEM DE SERVIÇO PARA EXECUÇÃO DE OBRAS PARA ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM COMUNIDADES DE PORTO DA FOLHA.

Na ultima sexta-feira (28/03) foi assinado à ordem de serviço para execução de obras para abastecimento de água nas comunidades, Serra do Moreira, Fazenda Júlia e Vitoria do São Francisco.
Na cerimônia estava presente, a comunidade, presidentes de associações, secretários, vereadores e muitas outras autoridades.

Será investido aproximadamente R$ 1,3 milhão na execução da obra, que terá prazo de 210 dias para ser concluída.
Na oportunidade o Prefeito Dr. Albino Tavares de Almeida Neto falou sobre os vários benefícios já conseguido para Porto da Folha, e que ate o final de 2014 já estará sendo executados.

VÍDEOS DE PORTO DA FOLHA

 

 
 

 


HOME
PORTO DA FOLHA
POLÍTICA LOCAL
ILUSTRES
NOTÍCIAS LOCAIS
ESPORTES
GALERIA
ASTROS
GASTRONOMIA
ARQUIVO